terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dupla Efeméride


Não é todos os dias que se podem celebrar duas efemérides de grande relevância para o cinema em Portugal. A data merece ser assinalada, na medida em que faz hoje cinquenta e um anos que foi dado um passo de gigante (aliás dois), na actividade de divulgação de cinema.
Neste dia, 29 de Setembro, em 1958, a imberbe Cinemateca Nacional, então assim chamada, iniciava a sua actividade oficial, com a 1ª Retrospectiva de Cinema Português, uma mostra de dez filmes do periodo do mudo, cobrindo os anos de 1911 a 1930.
Exactamente no mesmo dia, o Cineclubismo que também hoje está de Parabéns, encontrava um organismo que lhe imprimia um carácter mais oficial do que até então. O movimento cineclubista, que ajudou a formar gostos, paixões, públicos e cineastas, via nascer a Federação Portuguesa de Cineclubes, ao tomar posse a sua Comissão Organizadora.
Seria tempo, ao cabo de 51 anos, que os organismos aqui lembrados se unissem em laços de colaboração que, até agora, são privilégio de alguns, graças sobretudo aos conhecimentos pessoais. Obviamente que não vou apontar nomes nem instituições, pois para bom entendedor meia-palavra basta muito bem...
LG

Sem comentários: