terça-feira, 8 de setembro de 2009

Poppy na Terra da Felicidade

Esta semana, no nosso Cineclube, vamos ter a oportunidade de ver o último trabalho do britânico Mike Leigh, Happy-Go-Lucky.
A independente professora primária Poppy é livre, descomprometida e descontraida, simpática, por todos adorada. Poppy personifica a Felicidade e a Alegria, com uma atitude condizente e inabalável que, à força de ser exteriorizada a cada passo, pode ser confundida com falta de sensibilidade, como reflecte a reacção de Scott.
Com esta obra, o realizador parece acabar por decretar uma ruptura com o percurso que vinha trilhando, de Bleak Moments a Vera Drake. Na sua obra cinematográfica (tem vasta experiência na televisão), Leigh não só sempre filmou em Londres, como retratou, ao longo da sua obra, aspectos negativos e incómodos da sociedade. A vida difícil e conformada dos mais desfavorecidos, a problemática do aborto, os desviados das regras sociais, os "podres" familiares que em surdina ajudam à sua estruturação, o fim da felicidade conjugal.
Poppy, por outro lado, apresenta-se como o lado positivo de uma sociedade. A cidadã livre de preocupações, perfeitamente focada na alegria e felicidade, blindada às questões negativas, simbolo do perfeito Ser Humano nesta utopia de Mike Leigh.
Isto é, se por um lado este filme é contrário à obra anterior de Leigh, Happy-Go-Lucky é, por outro lado, o apontar o dedo a problemas que talvez apenas o aparentem ser. Como se Poppy fosse um anjo que indicasse o correcto caminho a percorrer, num mundo de extrema complexidade, onde as coisas não são simplesmente pretas ou brancas.
Isto poderia levar-nos por caminhos que que podiam acabar em Frank Capra e na sua obra magistral It's a Wonderful Life ("Do Céu Caiu uma Estrela", 1946), mas fica - talvez - para outras "núpcias".
Para já, o convite é para esta quinta-feira, no nosso Cineclube.

Filmografia (em Cinema) de Mike Leigh:
1971 - Bleak Moments
1988 - High Hopes
1991 - Life is Sweet
1993 - Naked
1996 - Secrets and Lies
1997 - Career Girls
1999 - Topsy-Turvy
2002 - All or Nothing
2004 - Vera Drake
2008 - Happy-Go-Lucky
LG

Sem comentários: