quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Douro Film Harvest

Tem início hoje, na outra ponta do país, o 1º Douro Film Harvest, festival de cinema no Douro Vinhateiro, nas localidades de Torre de Moncorvo, Santa Marta de Penaguião, Lamego e Vila Real. A proposta do evento é chamar a atenção da região, classificada pela UNESCO, como local de cenários naturais para rodagem de cinema.
O programa é pontuado por vários outros eventos que potenciam a promoção da região, como os convívios em restaurantes e bares debruçados sobre a paisagem, ou concertos de onde se destaca o do guitarrista Kyle Eastwood.
A abrir, em Torre de Moncorvo, o filme Julie & Julia de Nora Ehpron. Nas notas de produção pode ler-se: "Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia entrelaça as vidas de duas mulheres que, embora separadas pelo tempo e espaço, se encontram perdidas nas suas vidas... até descobrirem que, com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível."
Mulheres de diferentes gerações que se descobrem e interagem, funciona sempre bem, ainda mais com a presença de Meryl Streep (o elenco conta também com Amy Adams e Stanley Tucci). The Devil Wears Prada ("O Diabo Veste Prada") de David Frankel, ou The Hours ("As Horas") de Stephen Daldry, demonstram isso mesmo.
Culinária, é ingrediente que já provou funcionar na tela, poderoso produto cinematográfico, que se pode recordar em La Grand Bouffe ("A Grande Farra") de Marco Ferreri, Babbetes Gaestebud ("A Festa de Babbete") de Bille August, ou The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover ("O Cozinheiro, O Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Dela") de Peter Greenaway. Apetece acrescentar os mais recentes Como Agua Para Chocolate de Alfonso Arau, Chocolat de Lasse Hallström e Ratatouille de Brad Bird e Jan Pinkava, que em Portugal recebeu o infeliz título de "Ratatui".
Para abrir um certame que tem como principal pano de fundo a região do Vinho do Porto, as 524 receitas de Julia que Julie procura reproduzir, podem fazer sentido. Mas com ou sem comida, com mais ou menos vinho, o importante é assinalar o nascimento de mais um festival de cinema em Portugal, sobretudo por promover culturalmente não só a região do Douro como também o país, e procurar chamar até nós a rodagem de produções de outros países.
Mais informações em http://dourofilmharvest.com/
LG

Sem comentários: