
É já de algum tempo a iniciativa do Arquivo. Chama-se "Tavira a Preto e Branco" e procura sensibilizar os particulares que possuam fotografias antigas que, à partida, são todas de potencial interesse para o conhecimento, estudo e investigação sobre aspectos do Concelho em disciplinas que vão da Arquitectura à Antropologia, da Etnografia à Hstória Local, ou que não passam de "simples" curiosidade que acabam sempre por ser de interesse geral.
O blog faz eco desta iniciativa, fazendo uma sugestão que eleva a fasquia. Por que não abrir o projecto às imagens em movimento? Será que não há quem tenha pequenos filmes em formato amador de 8mm, Super8 ou mesmo o mais invulgar 9,5mm? E se houver, que vantagens isso teria para a descoberta, que pedras não seriam levantadas!
Não se trata de uma idéia original, justiça se faça à Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e ao seu projecto pioneiro.
A digitalização de tais imagens, se as houver, urge tanto ou mais do que as imagens impressas em papel fotográfico. Porque a sua riqueza é muito maior, e porque muito maior é a sua perecidade.
Fica a sugestão, como também fica o alerta de que a propriedade dos materiais nunca sai das mãos particulares, que é sempre uma preocupação de quem tem "tesouros escondidos".
Naturalmente, seria de extremo interesse a divulgação de tais imagens, o que significaria uma série de "joint forces" entre várias instituições do Concelho, coisa que me parece ser muito positiva.
Afinal, a Cultura não é ferramenta ou propriedade. É de todos e para todos.
Fica a sugestão, com mais informações em http://www.cm-tavira.pt/cmt/parameters/cm-tavira//files/File/Projecto%20de%20Recolha%20de%20Fotografias.pdf
LG
Sem comentários:
Enviar um comentário