sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ir ao Cinema, Viajar

O fim-de-semana cinematográfico faz-se ao sabor de viagens que fazemos para lá e para cá, entre Lisboa e Tavira. As duas exibições que o blog sugere para estes dias são também sobre viagens, aventuras, missões a cumprir. Uma pequena viagem também, se assim se entender, entre duas cinematografias, entre duas épocas, entre dois países, entre duas salas de cinema, entre dois públicos, entre duas cidades.
A primeira das nossas sugestões fala de uma aventura, uma expedição colorida, musical, com uma sugestão de fantástico, através do mundo animal. A segunda, menos fantástica que movimentada, aposta na acção, na tecnologia e na pirotecnia, com vincados apontamentos musicais que sugerem as paragens latinas dos sombreros mexicanos onde tem lugar a acção.
O pólo da Cinemateca Portuguesa vocacionado para o público infanto-juvenil, sugere para este Sábado o filme Doctor Dolittle. Realizado em 1967 por Richard Fleischer, é protagonizado por um dos mais emblemáticos e carismáticos actores britânicos, Rex Harrison.
Tomamos emprestadas as linhas com que a Cinemateca apresenta o filme, a ser exibido como habitualmente no Salão Foz: "Adaptação das histórias de Hugh J. Lofting sobre o doutor Dolittle, um médico que, ajudado pelo seu papagaio, aprende a "linguagem" [sic] dos animais, e com a sua arte procura arranjar fundos para uma expedição em busca do fabuloso caracol cor-de-rosa gigante marinho. Nova incursão de Rex Harrison no musical, depois de My Fair Lady".
O fim-de-semana termina com cinema no nosso estimado Cine-Teatro António Pinheiro. Terá lugar a projecção de Machete, de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis. Rodriguez habituou os seus espectadores a uma estética que se formula a partir do cinema de Quentin Tarantino, mas que não seria nada sem as raízes que encontra no "western spaghetti" dos anos 50 e 60.
A corrupção, o tráfico de droga, a traição e a vingança dão matéria para muita acção, virilidade e armas de fogo, manipuladas por Danny Trejo, Robert deNiro, Steven Segal e Don Johnson, contrapostos com a beleza, a delicadeza e a sensualidade de Michelle Rodriguez e Jessica Alba.
Em Lisboa, em Tavira, onde quer que seja, o blog deseja aos seus seguidores e amigos um bom fim-de-semana e Bom Cinema.
LG



Sem comentários: