terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BAFTA, antevisão de OSCAR

Foram anteontem anunciados os vencedores de 2011 dos prémios BAFTA - British Academy Film and Television Awards.
Se dúvidas ainda houvesse, The King's Speech confirmou com superioridade o favoritismo ao ser consagrado, definitivamente, como o melhor filme do ano, ainda que pese o facto de ser um filme britânico (na realidade uma co-produção entre Reino Unido, Austrália e Estados Unidos) sobre britânicos e sobre a nobilíssima e distintíssima Casa Real de Windsor. Veja-se a imagem de Helen Mirren, que ganhou o BAFTA com a interpretação da Rainha Isabel II no filme The Queen, isto sem querer pôr em causa o brilhante desempenho de tal subdita de Sua Magestade.
Evidentemente, cabe aqui dizer como é tradição, e tão costumeiro nestas coisas de analisar prémios atribuídos por uma entidade tão vasta como uma academia de cinema e não por um júri de festival, que vão ser os Óscares da Academia a confirmar em definitivo se é este ou aquele o melhor filme do ano. Até porque o realizador Tom Hooper não venceu o realizador de The Social Network, David Fincher, a quem a Academia hollywoodesca deve - porventura moralmente - uma estatueta.
E por falar em moralidades, é quase obrigatório destacar o prémio para a Melhor Actriz, mais um entre já muitos para o desempenho de Natalie Portman em Black Swan, que muito vive da sua representação. Tal facto confirma que Portman é, não apenas uma actriz de tendência juvenil e frágil, como também capaz de boas e sólidas prestações, capazes de ficar muito tempo na retina dos espectadores.
Mas a verdade é que The King's Speech ganhou, salvo o de realização, os principais prémios atribuídos, onde se contam além do de melhor filme, aqueles que são atribuídos aos melhores Argumento Original (David Seidler), Actor (Colin Firth), Actor Secundário (Geoffrey Rush), Actriz Secundária (Helena Bonham Carter) e Música (Alexander Desplat).
O blog, que sempre deseja bom cinema aos seus leitores, deixa aqui o link para a lista completa de nomeados e vencedores.
LG

Sem comentários: