quarta-feira, 2 de março de 2011

Russell, the Outlaw (1921-2011)

Com o falecimento, há dois dias, de Jane Russell, desaparece um incontornável sex symbol da História do Cinema. Quase uma década depois, Marilyn Monroe daria nas vistas, com quem contracenaria mais tarde em Gentlemen Prefer Blondes.
Desconhecida actriz, foi descoberta pelo milionário excêntrico e aspirante de cineasta Howard Hughes. O resultado foi o western The Outlaw - A Terra dos Homens Perdidos, realizado por Hughes, depois de despedir desse cargo o outro Howard, Hawks. Rodado em 1941, só estrearia em 1943 - apenas numa sala - pois Hughes recusou-se a aplicar os cortes que a censura determinara. Isto é, os perturbantes planos de Jane Russell e dos seus dotes físicos determinariam a pobre carreira de um filme que, de resto, não é nenhuma obra-prima...
Disse Hughes: "Há dois bons motivos para os homens irem ver o filme". E para bom entendedor meia palavra basta. Jane Russell, rotulada como sex symbol, viu a sua carreira colada à imagem deste filme sem que se fizesse justiça ao seu talento.
Em finais dos anos 50 deixou o Cinema, dedicando-se a esporádicos trabalhos em clubes, televisão e teatro, de onde não sairia. Alguns filmes na década de 60 não a fizeram voltar à tela pela porta grande.
Desaparecida anteontem, 28 de Fevereiro, o blog presta-lhe homenagem e deixa a sua filmografia para cinema.
LG

The Outlaw, A Terra dos Homens Perdidos, Howard Hughes, 1943
Young Widow, Escrava do Passado, Edwin L. Marin, 1946
The Paleface, Norman MacLeod, 1948
His Kind of Woman, John Farrow, 1951
Double Dynamite, Casar Não Custa, Irving Cummings, 1951
Macao, Macau, Josef von Sternberg, 1952
The Las Vegas Story, Robert Stevenson, 1952
Son of Paleface, Frank Tashlin, 1952
Montana Belle, Allan Dwan, 1952
Gentlemen Prefer Blondes, Os Homens Preferem as Loiras, Howard Hawks, 1953
The Frenchline, Lloyd Bacon, 1953
Foxfire, Joseph Pevney, 1955
Underwater!, John Sturges, 1955
Gentlemen Marry Brunettes, Os Homens Preferem as Morenas, Richard Sale, 1955
The Tall Men, Duelo de Ambições, Raoul Walsh, 1955
Hot Blood, Sangue Cigano, Nicholas Ray, 1956
The Revolt of Mamie Stover, Raoul Walsh, 1956
The Fuzzy Pink Nightgown, Norman Taurog, 1957
Johnny Reno, R. G. Springsteen, 1966
Waco, R. G. Springsteen, 1966
The Born Losers, Tom Laughlin, 1967
Darker Than Amber, Robert Clouse, 1970

Sem comentários: