quarta-feira, 2 de março de 2011

Colin e Portman: Uns e ...os Outros

As previsões apontavam Colin Firth e Natalie Portman como vencedores dos Oscares para os melhores actor e actriz do ano. Do primeiro, prémio justo para um actor que, até The King's Speech, construiu uma carreira pautada pela competência, profissionalismo e qualidade. Longe vai a formação teatral, arte em que tem vasta experiência e à qual sempre regressa. A notoriedade chegou com o televisivo Pride and Prejudice em 1995, e com filmes como Valmont, The English Patient, Shakespeare in Love, Bridget Jones Diary, Love Actually e Mamma Mia!.
O que aconteceu aos outros nomeados no campo da representação no filme The King's Speech? Terá sido uma surpresa ver Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter serem preteridos, a favor dos candidatos de The Fighter? Talvez não, pois Melissa Leo e Christian Bale são, desde há muito, actores de segunda linha que, graças ao filme de David O. Russell, saltaram para o estrelato.
Longe vão os tempos do petiz Bale que se fascinava com os aviões de guerra - Cadillac of the skies - em Empire of Sun de Steven Spielberg. Passou mais ou menos "incógnito" em filmes como Portrait of a Lady e Velvet Goldmine, mas American Psycho deu-lhe notoriedade, antes dos Batman - The Dark Night - da era pós-Tim Burton. De Melissa Leo, muito poucos se lembrarão da sua passagem pela série televisiva Miami Vice dos anos 80, actriz que se catapultou com 21 Grams e a série The L Word na televisão.
Numa noite em que não houve vitórias esmagadoras, as chamadas "categorias técnicas" foram divididas pelos filmes The Social Network (3) e Inception (4), o mesmo número de Oscares ganhos por The King's Speech, vencedor natural com Argumento Original, Actor, Realizador e Filme.
Natalie Portman dispensa qualquer comentário depois de tantos prémios. Consagração definitiva e culminar de carreira de um filme - Black Swan - feito à sua medida.
O blog deixa aqui a lista completa dos vencedores.
LG

Sem comentários: