terça-feira, 13 de julho de 2010

A Crise e a Cultura III: A Solidariedade de Gabi

São desta manhã as notícias que dão conta de um eventual recuo, por parte do Governo, relativamente aos cortes orçamentais para o sector cultural.
Segundo o site do semanário Sol, Gabriela Canavilhas reconheceu a vitalidade do sector cultural que se uniu em defesa dos seus interesses. No entanto, sublinha que a anulação dos cortes acontece graças a uma posição de solidariedade por parte de todo o Governo, Sócrates e Teixeira dos Santos inclusos. É desta forma que a Cultura se salva, cujos cortes, diz Canavilhas, "estava-me a custar horrores".
Fica por definir se tais horrores seriam causados pela subtracção subsidiária enquanto ministra, ou se, como pianista, ter a perspectiva de vir a tocar piano com menos 10% de teclas, como sugeriu o produtor Paulo Branco a semana passada aos microfones da TSF.
De qualquer forma, do horror à solidariedade, o Governo revela-se um "fixe" face às posições assumidas pelas plataformas de artes com cujos representantes a ministra reuniu ontem. No fim da reunião, Canavilhas fez então o seu bonito na declaração:
"Informo que já não é preciso proceder às reduções e aos cortes no sector cultural, numa medida articulada com o Governo."
Estavam em causa cortes percentuais entre os 10 e os 12,5, a aplicar a organismos cujo Ministério teve, em 2010, a "enorme" fatia do Orçamento Geral do Estado de 0,3%...
Agora, que "tout est bien quand finit bien", fica a pergunta: Quem pagará a solidariedade governamental?...
LG

Sem comentários: