quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Tavira e o Património

É do conhecimento geral desde há muito tempo, que o chamado Palácio da Galeria, em Tavira, é considerado o mais importante edifício civil da cidade. 
Palácio privado que andou por distintas famílias, tem elementos góticos, renascentistas e barrocos. Integrou um Morgado e, no século XX, teve utilizações diversas. Em 2001 foi inaugurado como espaço municipal destinado à Cultura, após profundas obras de remodelação, conservação e restauro.
O lado mais visível deste imóvel, nos dias de hoje, consiste no facto de ser espaço museológico municipal, tal como outros espaços entretanto recuperados para o efeito. Mas ali têm lugar as exposições temporárias que vão constituindo o chamado Museu Municipal de Tavira. O Palácio da Galeria é também espaço de trabalho para a equipa de Cultura da edilidade, onde se investiga, onde se idealiza, onde se organiza, onde se experimenta a fruição cultural e patrimonial da cidade e do Concelho. 
A  notícia que agora damos é esta: O Palácio da Galeria é, desde agora, Monumento de Interesse Público, assim classificado pela Secretaria de Estado da Cultura. Assim, o imóvel cumpre os critérios constantes do artigo 17º da Lei Nº 107/2001 de 8 de Setembro. Isto é, valor estético, técnico e material; concepção arquitectónica, urbanística e paisagística; memória colectiva ali reflectida.
Actualmente, são duas as exposições patentes: "Memória e Futuro - Património, Colecções e a Construção de um Museu Para Tavira" e "Dieta Mediterrânica - Património Cultural Milenar".
LG

Sem comentários: