terça-feira, 17 de dezembro de 2013

In Memorian: Peter O'Toole (1932 - 2013)

Representou para Cinema em 63 filmes, de Kidnapped, 1960, de Robert Stevenson, a Katherine of Alexandria de Michael Redwood, com estreia agendada para 2014. Ganhou um BAFTA, um Emmy, 4 Globos de Ouro e um Óscar Honorário. 
Vimos o seu trabalho pela primeira vez no telefime Kim, 1984, de John Davies, onde representou por trás da caracterização do monge sábio Lama, reconhecendo-se a voz inconfundível - apesar dos anos a irem modificando - como parte incontornável do seu carisma, sempre presente. É atentar no trabalho de voz do gastrónomo Anton Ego de Ratatouille, 2007, de Brad Bird e Jan Pinkava, ou observar o mentor R. J. de The Last Emperor, 1987, de Bernardo Bertolucci.
Mas o carisma deve-se, sobretudo, ao T. E. Lawrence do magistral Lawrence of Arabia que David Lean realizou em 1962. Visto a uma distância de mais de 50 anos de História do Cinema, identifica-se desde logo na obra de David Lean uma visão de tolerância para com "o outro", o árabe, então sob a alçada do Império Britânico, não obstante alguns apontamentos grotescos na óptica ocidental, mas esclarecedores sobre um povo e a sua cultura. 
A década de '60 começava, fenómenos de ruptura e rasgar de horizontes como os Beatles ou como as manifestações de estudantes ainda não tinham começado, e uma tal visão sobre outros povos, distantes de tantas maneiras, era uma invulgaridade. Mais polémico se tornava o filme, ao revelar ao mundo um inglês (e filmado por um inglês) com todos os traços caucasianos, que se reconhece e encontra a si próprio, identificado com a cultura árabe. 
Entre a polémica e a genialidade, a figura de Lawrence sintetiza-se na cena da vaidade com que se vê ao espelho, na adaga como os árabes, trajando vestes árabes, no meio do deserto onde habitam tais nómadas.
Peter O'Toole nunca conseguiu, por toda a força do filme e da personagem, que o identificassem de outra forma. É como se T. E. Lawrence voltasse a morrer, agora que se fecharam os olhos mais azuis do deserto.
LG

Sem comentários: