segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

À Volta dos Livros

Bom Ano!

O blog formula os seus votos de bom 2012, ano que, paradoxalmente, se adivinha difícil. E a propósito, poderá ser paradoxal que um canal de comunicação, electrónico, ainda por cima motivado pelo Cinema, se ocupe de um assunto como o Livro. Livro. Esse objecto quase esquecido como fonte de informação, cultura, imaginação, criatividade, saber acumulado, fonte primordial (não é discutível), ultrapassado por poderosas fontes de informação, ora porque as imagens são de um poder de invasão avassalador para a mente humana, ora porque a informação - e as imagens - estão à distância de um "clic".

O Secretário de Estado da Cultura afirmou, em Outubro, que reforçaria "a política do livro com um aumento da dotação orçamental da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas", o qual seria "seguramente superior a 100 por cento". Este reforço, para "pagamento de dívidas", asseguraria a "tradução de obras de autores portugueses no estrangeiro".

E a questão é precisamente esta. O Estado intervém na liquidação das dívidas das bibliotecas e investe na projecção de autores nacionais no estrangeiro. A acompanhar o estímulo à leitura do livro - tão querido a Francisco José Viegas - estão que medidas? A manutenção do IVA a 6% para o sector, não aquece nem arrefece. A iniciativa será então, para quem quiser e puder, do sector privado.

E aqui se enquadra a iniciativa, de louvar, de um recanto como a Lura dos Livros, que em Tavira estimula a leitura e a procura da mesma, ainda que para um público tendencialmente estrangeiro. Tem uma oferta mínima de leitura em português, mas no que respeita à oferta de Literatura Portuguesa, o número cresce notoriamente.

Uma proposta de Inverno, que o frio convida a que se procure um ambiente acolhedor. E tudo isto faz mais sentido, se tomarmos consciência de que em Tavira não há, neste momento, outra livraria. Na Lura (a propósito, este é um vocábulo esquecido, como os livros, que significa toca, refúgio), à volta dos livros, devemos reflectir um pouco sobre estas questões...

LG

Sem comentários: