segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Assim e Assado

Diz o slogan, a propósito de Santa Luzia ser a capital do simpático cefalópode: "O polvo é bom. Assim e assado".

O blog apresenta, muito a propósito, o documentário Na Teia do Polvo, rodado durante este ano em Santa Luzia. Neste trabalho se dá a conhecer a evolução da pesca do polvo, as agruras e alegrias dos pescadores, o seu modo de vida e a sua difícil situação, graças às políticas de pesca que, discutidas tão longe, se vão praticando entre nós. Dito isto, parece este mais um documentário que aborda pela enésima vez os mesmos temas e variações e da mesma forma. Puro engano.

Em primeiro lugar, porque o realizador e argumentista avançou sozinho para este e outros trabalhos, sem saber se chega a receber apoios que lhe foram destinados. Esta é "simplesmente" uma aventura em que José Meireles, na companhia da sua reduzida equipa - Pedro Davim e Alexandre Lau - parte à procura das pessoas e dos segredos de Santa Luzia, auscultando atentamente o que elas e eles têm para contar.

Em segundo lugar, porque a forma de trabalhar de José Meireles está próxima, na nossa opinião, do trabalho de António Campos. O realizador leiriense, em Falamos de Rio de Onor, 1974, anuncia no genérico que o filme é "realizado a expensas do autor". Mas para além do lado financeiro, é como Campos que José Meireles "desce" do seu ponto de observação filtrada pela câmara, para se colocar ao nível do olhar, do sentimento, do sofrimento, do suor, das lágrimas do pescador, esse indivíduo tão caro a António Campos. É ombro a ombro com o pescador que assiste à preparação das armadilhas e à captura do polvo. É por entre a comunidade piscatória que se move, é no seio da família que observa as vozes, os calos, as rugas e a vida do pescador. E estes são os aspectos, mais do que as técnicas que trazem o polvo até ao prato, que tecem a verdadeira teia que o título anuncia.

O blog está em condições de anunciar que este documentário, rico em conteúdo que é parte da herança cultural do Concelho de Tavira, será projectado no Cine-Teatro António Pinheiro no próximo dia 17 de Dezembro. Muito provavelmente, o realizador José Meireles fará a apresentação, com a sua imagem de conhecido actor, mas com a modéstia e o low-profile dos bons observadores das coisas da vida.

LG












Filmografia - Actor de Cinema:

Malvadez, Luis Alvarães, 1990

Coitado do Jorge, Jorge Silva Melo, 1993

O Miradouro da Lua, Jorge António, 1993

Três Irmãos, Teresa Villaverde, 1994

Zéfiro, José Álvaro Morais, 1994

Do Outro Lado do Tejo, Piconé, 1995

Tentação, Joaquim Leitão, 1997

Camarate, Luís Filipe Rocha, 2000

Combat d'Amour en Songe, Raoul Ruiz, 2000

Peixe Lua, José Álvaro Morais, 2000

Xavier, Manuel Mozos, 2001


Filmografia - Realizador:

Uma Casa na História, 2009

Afurada - Cerco com Tucas, 2010, documentário

Na Teia do Polvo, 2011, documentário

Sem comentários: