quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Quase Não-Mostra

Saudações!
Pois é, a 12ª Mostra de Cinema Europeu de Tavira está prestes a arrancar, depois de ter estado seriamente em causa mais uma série de 11 sessões de cinema ao ar livre.

Para quem planeia aparecer ou colaborar no antigo Convento do Carmo, pode agradecer ao André Viane a sua teimosia e persistência. Foi ele que salvou in extremis a falta de apoios e patrocínios, continuando a comandar este barco que quase não chagava a bom porto.

Ainda bem que, em tempo de séria crise, a Câmara Municipal de Tavira disponibilizou uma verba que, apesar de escassa, permite que o Verão em Tavira continue a ter nas Mostras de Cinema o seu ponto alto na programação cultural estival da cidade.

Assim, uma quantia semelhante à mesma que foi disponibilizada no início dos anos 90!!!! para a organização das duas edições do Festival Internacional de Cinema de Tavira, vai contar para que o Convento do Carmo se torne a encher de bom cinema, bom ambiente, boa disposição, da bilheteira até à tela, passando pelo bar.

Os animados e incansáveis colaboradores, staff que também por isso o evento não dispensa, garante horas muito bem passadas na companhia dos filmes que podem consultar aqui mesmo em


Os destaques naturais vão ao encontro dos filmes de Roman Polanski, Mike Leigh, Tm Hooper ou Jean-Pierre Jeunet, mas o grande destaque vai, na nossa opinião, para o documentário José e Pilar de Miguel Gonçalves Mendes, de que o blog fez eco já há vários meses. Não é demais destacar a figura de José Saramago e o que ela representa para a Cultura portuguesa, embora a figura principal desta obra seja a sua mulher Pilar del Rio. E por esta mesma razão e pela maneira como Gonçalves Mendes sentiu e transmitiu a energia de Pilar, é este um belíssimo documentário que passa por ser português, mas que na realidade é luso-hispano-brasileiro.

Além disso, é o único representante na Mostra do cinema documental, um género cinematográfico tantas vezes mal tratado...

Mas atenção: Quando José e Pilar chegar à tela, já uma semana inteira de cinema aconteceu. O filme Le Concert de Radu Mihaileanu abre o evento, e estão todos convidados. Onde? Páteo do Convento do Carmo, sexta-feira 15 de Julho às 21:30h.

Bom cinema!

LG

Sem comentários: