sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Avatar e os Globos de Ouro

Em Hollywood, a Associação de Imprensa Estrangeira atribui anualmente os seus prémios. Este ano, a surpresa (ou talvez não) tem um nome informático - Avatar.
Nome e não só. Trata-se de uma revolução tecnológica operada por James Cameron, combinando imagens reais com imagens virtuais como até agora nunca se vira, nem era possível. Além disso, a gravação em Digital3D permite duas coisas: permite uma enorme economia de meios técnicos e financeiros na produção, e permite a experiência final das 3 Dimensões que, neste filme, resulta impressionante.
Mas, indiscutível espectáculo visual de movimento e cor à parte, Avatar é mais do que isso. Tende a ser uma reflexão sobre os benefícios e malefícios de uma sociedade cada vez mais informatizada, pelo que se poderia falar da experiência de Avatar como um paradoxo, preso entre qualidades e defeitos e a sua própria responsabilidade enquanto produto. Reflecte sobre uma sociedade que aposta na chamada "competividade de mercado", sem olhar para trás como forma de sobrevivência à sua própria voragem. Reflecte também sobre a ecologia e o estado a que ela chegou graças a todos nós, peões e obreiros da mesma sociedade.
E talvez, para além do colossal resultado visual, de bilheteira e de sucesso, sejam esses os elementos por trás do êxito em toda a linha que o filme continua a demonstrar, com temas que não estão de forma nenhuma longe de nós. De resto, reflectem-se agora nos Globos de Ouro que acabam de premiar o filme e o seu realizador.
A acompanhar Avatar, Sandra Bullock (The Blind Date)venceu como actriz dramática, enquanto Meryl Streep (Julie & Julia) foi a vencedora sua congénere na categoria Musical e Comédia, além de colecionar a sua nomeação nº 25... Os cavalheiros vencedores, e pela mesma ordem, foram Jeff Bridges (Crazy Heart) e Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes), actor que muito nos apraz ver premiado.
Diz a tradição que os Globos de Ouro são indicadores do que se passa nos prémios da Academia. Aguarde-se então pelas nomeações, com anúncio marcado para muito breve.

Sem comentários: