quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Cinema vai ao Teatro

Com a chegada de 2010 apetece falar do Inverno, que tem sido bem rigoroso um pouco por toda a parte. O blog dá conta de uma sugestão que pode contribuir para que se aqueça um pouco o ambiente. Admitimos que tem sido uma falha do blog, o que procuramos agora corrigir com novidades sobre os nossos vizinhos do teatro. Assim, o AL-MaSRAH apresentou o seu programa de Inverno, justamente chamado "Teatro no Inverno", que teve início ontem, 4ª feira.
O programa contém a vertente de espectáculos para miúdos e graúdos, mas também compreende acções de formação e, sobretudo, duas tardes de conversas sobre arte, cultura e a sua divulgação, o que se poderá revelar uma medida significativa para quem se interessa pela coisa cultural. Arte e educação e planeamento cultural para o Algarve são os temas.
O AL-MaSRAH, teatro, não esquece assim as outras vertentes artísticas. Aliás, com a exibição de duas peças audiovisuais, procura fazer a ponte entre Teatro e Cinema, como muito bem se exige numa sociedade globalizante e em que as formas de arte se vão fundindo e complementando cada vez mais, depois da pedra de toque dada há já tanto tempo pelo realizador - e então encenador - Sergei Eisenstein.
Assim, a 6 de fevereiro, o documentário Metamorfoses de Bruno Cabral, dá conta da actividade do colectivo de Lisboa Crinabel Teatro. Este mês, dia 16 (próximo Sábado), O Regresso (The Homecoming) de Peter Hall, adapta a obra homónima do dramaturgo e encenador Harold Pinter, expoente máximo do teatro contemporâneo norte-americano.
Oportunidade para ver em Tavira a projecção de um grande filme, e também como funciona a escrita para cinema com base em texto de teatro, através desta proposta.
Parabéns ao AL-MaSRAH. Desta vez, e só desta vez, teremos que nos despedir com os desejos de... Bom Teatro!
LG

Sem comentários: