quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cor-de-Rosa com Estilo

Personagem de culto do Cinema de Animação, a mais famosa pantera do mundo nasceu de um "simples" genérico - aliás dois, início e fim - do filme de Blake Edwards The Pink Panther, em 1963. Nesse filme, o inspector francês Clouseau de Peter Sellers era mais uma composição física e psicológica do genial comediante britânico, às voltas com as pistas que levavam aos ladrões de um diamante, o Pink Panther, com fundo da genial partitura de Henri Mancini.
O nome do diamante provinha do facto de, à luz, o diamante produzir a silhueta de um felino, o que inspirou o animador Friz Freleng a idealizar a personagem animada. Os genéricos, de extraordinária sensação (e acompanhados pela sensacional e mundialmente reconhecível música de Henri Mancini), foram a catapulta para uma série de desenhos animados que Freleng (com o produtor David Hudson DePattie), desenhou de 1964 a 1980, num total de 124 títulos.
O mais "cool" desenho animado, atitude de "british snob", estilo, humor muitas vezes de tom absurdo e surreal, sai das situações complicadas de forma airosa, provocadas por pessoas que se intrometem, por alta tecnologia, por roedores e por insectos. Eis a Pantera Cor-de-Rosa.
Os 124 episódios em colecção, de fio a pavio, estarão à venda todos os sábados numa iniciativa do jornal Público, durante 10 semanas de 17 de Outubro a 19 de Dezembro. Uma excelente oportunidade de conhecer a fundo a vida da Pantera-Cor-de-Rosa e o estilo de um dos mais celebrados criadores de animação: Friz Freleng.
Divirtam-se e bom cinema!
LG

Sem comentários: