quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ás de Copas

Manuel Mozos é, neste momento, um caso sério do cinema português. Depois da dupla presença no Indie 2009 com Aldina Duarte: Princesa Prometida e Ruínas - o qual ganhou não só o prémio Tóbis como também foi premiado no festival FidMarseille -, o realizador foi (ainda está a ser) alvo de homenagem com retrospectiva integral dos seus filmes no Centro Cultural da Malaposta.
A História na Faculdade de Letras não o seduzia e ingressou no Conservatório onde se especializou na área de montagem, área em que trabalhou com variadíssimos autores. Ficou na (outra) História o desafio lançado pela Cinemateca, dando origem a um filme de montagem utilizando, apenas e só, cortes de censura guardados em arquivo. De feitio introvertido e circunspecto, Manuel Mozos conta já com uma considerável obra como realizador, de onde sobressaem os filmes Xavier, que tantos anos custou a finalizar, ...Quando Troveja e o recente 4 Copas.
É precisamente este filme que será exibido hoje à noite no Cineclube de Tavira, filme em que se cruzam quatro personagens que mais não são do que pessoas normais a viverem as suas vidas, com as suas "qualidades e defeitos, os seus desejos, alegrias, tristezas, verdades, mentiras, traições, culpas, medos e receios, emoções e sentimentos" (Manuel Mozos).
Em plano de fundo, um olhar sobre a Lisboa popular, que gosta de fado e de futebol, que muitas vezes são escapes da vida desconexa de cada um. E esta palavra, desconexão, é em última análise o que mais sucintamente pode resumir estas copas de Manuel Mozos.
Hoje à noite no nosso Cineclube.
LG

Sem comentários: