quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cinema e Arquitectura

Comecemos pelo princípio.
Entre Outubro de 2007 e Março de 2008 decorreu em Lisboa o ciclo de cinema O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal, organizado pelo arquitecto José Neves, cujas sessões decorreram na Cinemateca Portuguesa.
O que agora é porventura notícia - já tem umas semanas - é o lançamento em livro, dos debates que acompanharam as sessões, sempre com cineastas e arquitectos, moderação de outros intervenientes ligados ao cinema e a atenção dos espectadores.
Estas conversas transmitem conhecimento sobre a História do Cinema português e sobre a História da Arquitectura portuguesa, ambas artes do espaço e do movimento. Próprio para quem tem interesse, paixão ou curiosidade sobre as artes em Portugal, esta edição tem organização do próprio José Neves, deambulando "pelas casas e pela cidade, entre a arquitectura e o cinema português".
Oportunidade para ler e "escutar" personalidades como Alexandre Alves Costa, Nuno Teotónio Pereira e António Belém Lima, ou ainda João Bénard da Costa, João Mário Grilo e Jorge Silva Melo, num exemplar trabalho de transcrição levado a efeito pela Dafne Editora.
LG

Filmes evocados:

Verdes Anos, Paulo Rocha, 1963
Belarmino, Fernando Lopes, 1964
Brandos Costumes, Alberto Seixas Santos, 1974
Trás-os-Montes, António Reis e Margarida Cordeiro, 1976
Uma Rapariga no Verão, Vítor Gonçalves, 1986
Agosto, Jorge Silva Melo, 1988
Recordações da Casa Amarela - Uma Comédia Lusitana, João César Monteiro, 1989
Longe da Vista, João Mário Grilo, 1998
Peixe Lua, José Álvaro Morais, 2000
Juventude em Marcha, Pedro Costa, 2006

Sem comentários: