segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cineclube, 15 Anos: Eric Andersen Trio em Concerto

No próximo dia 8 de Abril, o Cineclube de Tavira completa 15 anos de actividade ininterrupta, semana após semana, sessão após sessão, numa já bastante extensa lista de títulos seleccionados e exibidos.
Mas nem só de cinema vive o Cineclube. Não! Estatutariamente, estão previstas outras manifestações culturais. Claro que a exibição de cinema é a principal actividade do cineclube, mas de vez em quando surge a ideia - e oportunidade - de programar e produzir outros eventos.

Foi assim com a Exposição de Cartazes Soviéticos de Cinema em Março de 2001. 
Foi assim quando, em Novembro de 2002, a banda escocesa The Zephyrs tocou no Cine-Teatro António Pinheiro, iniciativa em que actuaram também os portugueses Morangus. Disse na altura o André Viane a este propósito: "esperamos que este concerto seja o início de um projecto (...) A 'descentralização' não pode ser apenas uma palavra utilizada gratuitamente em conversas e colóquios. Queremos que ela se torne realidade. Eis o primeiro passo".
Finalmente, os cinco anos do Cineclube foram comemorados com o concerto Boris Buggerov Band & Amigos, memorável iniciativa de tributo a Bob Dylan. A prata da casa? Sim, mas o Cine-Teatro esteve cheio, na plateia e também no palco, onde desfilaram vários dos músicos da região, amadores e profissionais, professores e curiosos. O André manifestou a "nossa teimosia" [do Cineclube] como a principal razão para "ainda" cá estarmos. E continuamos!
Os 15 anos de actividade vão completar-se, e para os comemorar, mais música. De peso. Está muito bem encaminhado o concerto que terá lugar no dia 11 de Abril no Cine-Teatro António Pinheiro. Actuará Eric Andersen, artista folk e figura de proa da beat poetry nova-iorquina, nos idos de sessenta. Da geração de Bob Dylan, Joni Mitchell, e Johnny Cash. Lançou 27 álbuns e partilhou o palco também com Janis Joplin, Patti Smith, Lou Reed ou Joan Baez. 
Será sem dúvida nenhuma extraordinariamente siginificativo, para a actividade cultural da região, que o primeiro concerto de Eric Andersen em Portugal tenha lugar em Tavira, e ainda mais na altura em que está em pós-produção um documentário sobre o artista, The Songpoet, cujo trailer pode encontrar em http://vimeo.com/68694512
Eric Andersen, 71 anos, ficará 3 dias no Concelho de Tavira, e surgirá uma vez - 11 de Abril - em público.
O local? O Cine-Teatro António Pinheiro. Para ser escutada, deixamos a canção Ghosts Upon the Road.
LG


Sem comentários: