quarta-feira, 17 de julho de 2013

We're Back - Estamos de Volta!

Não. Não se trata do título de qualquer filme e a sua tradução. Mas foi com estas palavras que a sessão de abertura da tão aguardada 13ª edição das Mostras de Cinema Europeu de Tavira começou. Palavras de raiva, mas sobretudo de entusiasmo, de grande satisfação e de descompressão, que antecederam a projecção dessa bela surpresa que foi, quanto a nós, o filme Intouchables de Olivier Nakache e Eric Toledano.
Grande era o estado de espírito do André Viane e de toda a equipa executiva das Mostras, bem como do público que saudou tais palavras, com grande expectativa acerca desta semana de cinema. Agradecimentos só os indispensáveis, também por cortesia. Presenças, todas as que fizeram falta. A equipa do Cineclube, o público, que respondeu à chamada em número que dá o sinal a quem não acredita na pertinência e no papel cultural das Mostras e do Cineclube. Faltou a Câmara Municipal de Tavira e os seus representantes, que uma vez mais preferiram não correr o risco de desenquadramento num espaço e num ambiente, que se altera em Julho de cada ano para acolher aquele que é, continuamos a afirmá-lo, o mais significativo evento do programa cultural que tem por nome Verão em Tavira.
O blog não ficou, com grande pena, para as seguintes sessões, mas sentiu, por acaso, as emoções cinematográficas que se soltavam no Domingo à noite, da banda sonora de The Artist. O filme de Michel Hazanavicius fazia-se ouvir nas redondezas, o céu de Tavira impregnou-se com a música do filme francês. E uma vez mais, o público fez ultrapassar a marca das dez dúzias de bilhetes.
É mesmo verdade: We're Back!
Bom Cinema!
LG

Sem comentários: