terça-feira, 30 de julho de 2013

Em Agosto Também Há Cinema

É já na próxima 6ª feira. dia 2 de Agosto, que inauguramos a 8ª Mostra de Cinema Não Europeu de Tavira. São mais 11 filmes de qualidade que nos levam até quase meados do mês, a acompanhar outras tantas noites que se querem de bom tempo, e que, com toda a certeza, se vão pautar pelo bom ambiente e pela boa disposição.
Assim, a Mostra irá abrir com o filme de Mike Mills, Beginners, É Assim o Amor, onde se confrontam na tela o ainda jovem Ewan McGregor e um velho senhor do cinema, Christopher Plummer. Em Marley, Kevin MacDonald dará a conhecer contornos da personalidade do músico que foi Bob Marley. Na véspera, dia 3, chega-nos Beasts of the Southern Wild, Bestas do Sul Selvagem, realizado por Bem Zeitlin, onde a pequena grande revelação Quvenzhané Wallis nos mostra o mundo através dos seus olhos.
O destaque maior, contudo, vai para - tem que ir para - duas estreias nacionais absolutas. Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, co-produção entre Brasil, Argentina e França, que Júlia Murat realizou, retratando uma aldeia onde o tempo parou. Do Irão chega-nos Jodaeiye Nader Az Simin, Uma Separação, onde as relaçõs familiares são decompostas com grande mestria por Asghar Farhadi.
No total, 11 filmes obrigatórios para ver em Agosto, depois do rescaldo da Mostra de Cinema Europeu que aconteceu em Julho em 13ª edição. A propósito desta mostra, o público deu sinais de que estamos bem vivos no trabalho que fazemos, e que o ano sabático de 2012 foi apenas - esperamos - um acidente de percurso. Assim o demonstram os quase 1100 espectadores em 11 noites, muitos deles fiéis e generosos, que se dispuseram ainda a atribuir, pela primeira vez, prémios de público. Quais foram? Pois bem, a longa-metragem Intouchables, Amigos Inseparáveis, de Olivier Nakache e Eric Toledano; e a curta-metragem Maybe, de Pedro Resende.
Marcamos portanto presença, a partir de 6ª feira, dia 2 de Agosto pelas 21:30h, no Convento do Carmo. Até lá!
LG

Sem comentários: