quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Fantasma de Polanski

Este fim-de-semana o cinema em Tavira prepara a chegada de um grande senhor. Roman Polanski visita o Cine-Teatro António Pinheiro no Domingo dia 28 de Novembro, espaço onde vamos ver o filme mais recente do cineasta polaco. The Ghost Writer é uma co-produção internacional, como é hábito na obra do realizador, e conta de que forma a biografia de um político britânico, a ser preparada, se consome no seio de uma polémica de política internacional que pode bem vir a ser uma grave crise.
Adivinha-se um paralelismo. Um político inglês autoriza a entrega à CIA de suspeitos de terrorismo, para que sejam submetidos a tortura. Mas fora do argumento, trata-se de um filme montado pelo próprio Polanski, durante o seu recente cativeiro na Suíça. De resto, não assistiu à estreia, mas a sua própria história, polémica quanto baste, dos seus erros até á prisão, está presente nas salas por onde passa The Ghost Writer.
Se quisermos ver nos assassinos da sua antiga companheira Sharon Tate os actos terroristas dos actuais tempos, não é preciso muita imaginação. Se quisermos ver nos erros de um político o desvio comportamental de Polanski, detido depois de muito tempo atrás ter abusado de uma menor, o esforço não será maior.
A própria origem de quem é Roman Polanski leva, porventura, a tecer considerações sobre não só The Ghost Writer, mas também sobre boa parte da sua obra, muitas vezes bizarra. Trata-se de uma criança que consegue fugir do ghetto de Varsóvia, sobrevivendo pelo campo e graças à guarida de várias famílias. Quando após a guerra consegue reencontrar o pai, já transporta consigo uma considerável rotina de idas ao cinema, acabando por fazer o curso na escola de Lodz.
De entre os seus primeiros filmes, as curtas Dois Homens e um Armário (com fama de ser o primeiro filme escolar do mundo a ser estreado em sala), Le Gros et le Maigre e Ssaki, revelam o seu gosto por relações que se revestem de bizarria e humor negro. Depois, a sua primeira longa-metragem entra na História como o primeiro filme polaco do Pós-Guerra a não se referir ao conflito: A Faca na Água.
Repulsa e O Beco levam-no a França e depois ao Reino Unido, e em 1968 chega a Hollywood. Mas o assassinato de Sharon Tate pela seita de Charles Manson e os acontecimentos que nesse episódio têm origem, afastam-no de um percurso convencional, tornando-o um dos realizadores mais internacionais. Tess, co-produção anglo-francesa e O Pianista, produzido entre a França, a Alemanha, o Reino Unido e a Polónia, são os seus filmes mais galardoados.
LG

Filmografia como realizador:
1955-Rower (filme amador)
1957-Usmiech Zebiczny (exercício escolar)
1957-Rozbijemy Zabawe (exercício escolar)
1957-Morderstwo (exercício escolar)
1958-Dwaj Ludzie z Szafa - Dois Homens e um Armário (filme escolar)
1959-Lampa (exercício escolar)
1959-Gdy Spadaja Anioly - Os Anjos Caem do Céu
1961-Le Gros et le Maigre
1962-Ssaki - Mamíferos
1962 -Nóz w Wodzie - A Faca na Água
1964-Les Plus Belles Escroqueries du Monde (sketch "La Rivière de Diamants")
1965-Repulsion - Repulsa
1966-Cul-de-Sac - O Beco
1967-The Fearless Vampire Killers or Pardon Me But Your Teeth Are in My Neck - Por Favor Não Me Mordam o Pescoço
1968-Rosemary's Baby - A Semente do Diabo
1971-Macbeth
1972-What?
1974-Chinatown
1976-Le Locataire - O Inquilino
1979-Tess
1986-Pirates - Piratas
1988-Frantic - Frenético
1992-Bitter Moon - Lua de Mel, Lua de Fel
1994-Death and the Maiden - A Noite da Vingança
1999-The Ninth Gate - A Nona Porta
2002-The Pianist - O Pianista
2007-Chacun son Cinéma (sketch "Cinéma Érotique")
2010-The Ghost Writer

Sem comentários: