quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mudar de Vida

Não. Não falaremos do filme Mudar de Vida de Paulo Rocha. Mas a mudança de hábitos de uma vida inteira é o tema do filme programado para hoje pelo Cineclube de Tavira.
Realizado pelo norueguês Bent Hamer, o filme O'Horten (A Nova Vida de O'Horten) fala-nos do fim de uma carreira como maquinista de um homem que, no último dia de trabalho, se vê envolvido em imprevistos e atribulados acontecimentos que contrastam com a história da sua vida laboral.
Como nos habituarmos a uma vida sem o referencial do trabalho diário, é o tema sobre o qual o filme procura relectir. É inevitável a comparação com o norte-americano About Schmidt (Sobre Schmidt) de Alexander Payne, que proporcionou em 2002 um extraordinário desempenho - mais um - a Jack Nicholson, que reformado e viúvo, vê a sua vida em estado de ruptura e a precisar de mudanças.
Para os mais atentos a cinematografias menos óbvias, lançamos o desafio de o comparar a T'am E Guilass (O Sabor da Cereja) realizado em 1997 pelo iraniano Abbas Kiarostami. Neste filme, o protagonista empreende uma viagem (também) interior aos fantasmas mal resolvidos, processo catártico antes da viragem da sua vida - a morte.
E, falando um pouco de cinema português, o realizador Manuel Guimarães abordara o tema em Cântico Final de 1975, onde Ruy de Carvalho desempenha o papel de um professor de liceu que, condenado por um cancro, regressa à aldeia-natal para se confrontar com memórias passadas. Seria o último trabalho deste realizador, o único que em Portugal se aproximou de facto dos predicados primordiais do Neorealismo.
Enquanto não chega ao mercado DVD - existe uma edição velhinha em VHS - lancemos um olhar e reflictamos sobre o caso do sr. O'Horten norueguês. Podemos depois, compará-lo com o americano Schmidt. Esta noite, no nosso Cineclube.
LG

Sem comentários: