segunda-feira, 26 de abril de 2010

Indie Highlights

Foi na 5ª feira passada que começou mais um festival de Cinema Independente de Lisboa. A abrir, um filme português pela primeira vez em sete anos. João Canijo assina Fantasia Lusitana, trabalho de montagem com base em imagens de arquivo do tempo do regime ditaturial português, concentradas na 2ª Guerra Mundial. Com satisfação, o filme (aliás, video) cumpriu as expectativas de uma das maiores salas de Lisboa, completamente esgotada. Sobre a ideia desta obra, damos a palavra ao próprio realizador, em entrevista no dia I (de Indie) ao jornal i:
"Não quero provar nada. A ideia é apenas mostrar como as coisas eram. E quem tiver olhinhos vê que a herança ainda cá está e o nosso país não mudou assim tanto".
O filme é um soberbo mergulho no Portugal dos anos 40, altura em que o país cinzento vivia num mundo "cor-de-rosa" enquanto a Europa, e não só, se consumia num conflito armado. Cépticos? As imagens falam por si, sem locuções que não as da época.
Em diálogo com este trabalho, o video Tarrafal - Memórias do Campo da Morte Lenta, que respira a claustrofobia das celas de uma das prisões do regime. Mas mais do que os presos políticos portugueses, a autora vai à procura dos testemunhos dos africanos do PAIGC que, durante a Guerra Colonial, ali encontraram a penalização pela sua actividade subversiva, que era como se chamava noutro tempo a quem lutava pela auto-determinação.
Do fim-de-semana, e ainda do cinema português, retivemos impressões do documentário A Cidade dos Mortos de Sérgio Trefaut, munido de um tema de grande potencial. Como é viver numa cidade onde se coabita permanentemente com os mortos? Assim acontece numa cidade egípcia em que as pessoas começaram a habitar os jazigos, primeiro momento da expansão de uma localidade que também é um enorme cemitério, onde os túmulos estão ao virar de cada esquina, ou atrás de cada porta, de cada sala, cozinha, quarto ou arrecadação.
The Bad Lieutenant de Abel Ferrara, encontra pela mão do alemão Werner Herzog, de quem já vimos Grizzly Man, um remake com Nicolas Cage. Grande desempenho do actor norte-americano, num enredo intrincado e de grande fôlego, mas sem a devida exploração do pano de fundo: as cheias de New Orleans. Esperar-se-ia porventura mais, de uma realizador conhecido por rodagens em extremas condições.
"Last but not least", o documentário Leonard Cohen: Live at the Isle of Wight, já deste ano. Murray Lerner foi um, entre muitos, dos operadores de câmara que acompanharam este concerto de 1970, no âmbito do festival de música daquela ilha britânica. Lerner junta imagens do concerto com outras de carácter contestatário, na base de conflitos havidos no festival. Entre outros intervenientes, entrevista de 2009 a Joan Baez. Uma hora de boa música e bom cinema documental.
O mesmo se poderá dizer, ainda que não tenhamos estado presente, do documentário When You're Strange. Realizado por Tom DiCillo, "a mais humana e honesta visão" sobre uma banda incontornável dos anos 70 e o seu carismático líder. O seu nome? The Doors, claro.
Como houve uma pausa na escrita deste texto, não para café mas para telefonema, podemos dizer que o André ficou entusiasmado com estes dois últimos filmes, ou não fosse um homem que gosta de música e que viveu (Viveu) os anos 70. Na melhor das hipóteses, o Cineclube vai conseguir projectar os dois, em ambientes de festa que já conhecemos e experienciámos.
Quanto ao Indie, veremos que novas surpresas nos reserva para antes, durante e depois das projecções pois, como diz o cartaz, são filmes que não terminam quando acabam...
LG

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