sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mostras de Cinema 2009



O Verão está à porta. O mês de Julho vai novamente contar com a Mostra de Cinema Europeu de Tavira que este ano celebra um aniversário redondo, tal como o Cineclube: são 10 anos.
10 anos, já imaginaram? Desde Julho do ano 2000 que em Tavira e neste mês, o marco é cinema ao ar livre durante, pelo menos, dez noites seguidas. Se fizermos as contas, iremos passar as cem sessões ao ar livre na nossa cidade, com boa disposição e um ambiente de festa a cada dia.
Vamos recordar alguns momentos e os espaços que foram utilizados, bem como algumas pessoas que fizeram a história destas mostras. Umas desapareceram, outras continuam bem dispostas entre nós. O Cineclube está de parabéns, um caso de sucesso graças à "teimosia" do André, que continua a programar, a exibir e a apresentar (e às vezes com boa dose de sacrifício) as sessões sucessivas e de sucesso do nosso Verão.
Alguém ainda se lembra das entusiasmadas sessões no claustro do Convento da Graça (2000 e 2001), onde talvez o grande sucesso terá sido Buena Vista Social Club? E no ano seguinte? O Convento foi para obras e passámos pelo pátio do Palácio da Galeria, a recordar as duas edições do Festival Internacional de Cinema de Tavira brusca e involuntariamente interrompido. A abrir, um filme muito internacional, a tenaz sátira de guerra No Man's Land de Danis Tanovic.
Desde 2003 que estamos instalados no claustro do Convento do Carmo, onde uma equipa de aficionados se consolidou, a receber o nosso fiel público.
And still we are.
Por aqui passaram duas sessões memoráveis que, entre outras, me apetece destacar: Any Way the Wind Blows de Tom Barman e A Clockwork Orange de Stanley Kubrick.
A primeira acabou quase de manhã com uma jam session do realizador - e lider da banda Deus. A segunda, além da presença, entrevista ao produtor Filipe Melo e exibição daquele que é considerado o primeiro filme de terror português digno desse nome (vá lá, é mais ibérico do que outra coisa) I'll See You in My Dreams; contou com a exuberante e bem disposta presença do crítico e entusiasta "kubrickiano" Filipe Lopes que nos despertou o apetite para ver ou rever uma obra-prima, resgatada do "fundo do baú" da Columbia portuguesa.
Este ano vamos ter o prato forte no dia 23, com a presença da actriz Jo Hartley, que apresentará o filme This is England, em que participou.
E, last but not least, outra novidade importante: um projector todinho do Cineclube, feliz e ironicamente igual ao que nos acompanhou durante as outras nove mostras, pertença da Universidade do Algarve e "amavelmente cedido".
Aguardemos as últimas novidades. Enquanto elas não chegam, os cartazes deste ano fazem a sua aparição, sérios candidatos a "melhores-de-sempre".
Beijos e abraços
LG

1 comentário:

Paulo disse...

Parabéns Cineclube, Parabéns André pelo excelente trabalho. Uma das razões que me fez escolher Tavira como cidade onde actualmente resido, não foi só o sol e as maravilhosas praias, além da qualidade de vida, foi também o seu lado cultural onde o Cineteatro se insere com um excelente cartaz todas as semanas e agora estes dias com a Mostra de Cinema Europeu.

Sem o Cineteatro e as pessoas que o tornam possível, sem dúvida que Tavira seria uma cidade mais pobre. Mais uma vez Parabéns e que venham mais 10 anos de grandes fitas!

Luís Peixoto