terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hey, teacher...

Votos de Bom Ano a todos!
2009 abre com belos filmes exibidos pelo nosso Cineclube. A produção franco-japonesa Exils apanhou o blog de surpresa e já lá vai, isto é, o blog confessa aqui a sua falta de atenção à programação do mês de Janeiro. Pelo menos a tempo e horas...
De volta às quintas-feiras, finda a quadra, o dia 8 traz-nos Entre les Murs, soberba produção francesa sobre o problema da multi-racialidade / etnicidade das escolas e problemas daí advindos. Entre os muros da escola se passa o "testemunho" de um ano lectivo da turma retratada. Baseado na obra homónima que parte da experiência de um professor, vem a ser ele próprio a representar-se a si mesmo no filme. Este, é tão a propósito que eu não resisto a recomendá-lo a todos os professores do Ensino Secundário em Portugal.
Como escreveu o André no site do Cineclube, Realismo é palavra que ilustra muito bem o que se passa entre os muros e paredes de um sala de aula. De tom documental, fica muito bem o trabalho de hand-held camera, mas eu prefiro distinguir a prestação de meia-dúzia de jovens actores nos papéis de outros tantos alunos. A Palma de ouro era pura e simplesmente "obrigatória"... A não perder, dia 8 de Janeiro, no Vosso Cineclube!!
LG

Sem comentários: