quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

And the Oscar Goes to...

Para os que gostam das estatuetas douradas de Hollywood, a hora é de expectativa. A noite (em Portugal) de Domingo dia 22 de Fevereiro vai ser longa, e quem for suficientemente doido como eu para acompanhar, saberá tudo em directo.
O grande sucesso de David Fincher, The Curious Case of Benjamin Button, é o grande favorito à vitória final, acumulando um total de 13 nomeações. Mas nem por isso é garantido que seja o grande vencedor.
Numa altura em que a tradição já não é o que era, isto é, "as gloriosas" produções das majors já pouco dominam a tendência dos votantes, o grande rival é Slumdog Millionaire, de Danny Boyle. Sou dos que aposta neste fenómeno como grande filme do ano; e para quem viu outras obras do realizador como Transpotting ou 28 Days Later, imagina porquê. O filme de David Fincher tem ainda um outro rival, aparentemente de menor escala mas, não vai deixar de dar cartas: Frost/Nixon, de Ron Howard, vai vencer pelo menos o óscar de melhor actor (Frank Langella), a menos que a Academia aumente o grupo de actores bi-premiados, dando uma recompensa pela coragem de Sean Penn.
Quanto às actrizes a dúvida é grande. Será que a outra Dúvida, a do filme de John Patrick Shanley, consegue dar o segundo óscar de melhor actriz a Meryl Streep ao fim de um impressionante número de 15 nomeações, ou vamos finalmente ver Kate Winslet a subir ao palco do Kodak Theatre para agradecer o prémio pelo seu trabalho em The Reader?
E depois há os outros todos, porque nem só dos cabeças de cartaz vivem os Óscares. Wall-E vencerá sem grandes problemas o prémio para o melhor filme de animação e haverá um prémio para o melhor filme estrangeiro estreado nos Estados Unidos. Estou tentado a apostar que quem vai ficar contente são os responsáveis pela produção de A Turma ou de Valsa com Bashir.
Muitos outros prémios serão distribuídos, incluindo o ponto alto da cerimónia: Para agradecer o Óscar Honorário do ano subirá ao palco Jerry Lewis.
As apostas deste vosso amigo:

Filme: Slumdog Millionaire ou The Curious Case of Benjamin Button
Realização: Slumdog Millionaire ou The Curious Case of Benjamin Button
Actor: Frost Nixon (Frank Langella)
Actriz: Kate Winslet (The Reader)
Actor Secundário: Philip Seymour Hoffman (Doubt)
Actriz Secundária: Taraji P. Henson (The Curious Case of Benjamin Button)
LG

Sem comentários: