quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

"O Estado a Que Chegámos"

Está patente desde o último Sábado, dia 1 de Dezembro, uma Exposição de Obras de Arte, na Casa das Artes em Tavira. A ideia, que parte do Cineclube, é realizar um leilão, a ter lugar no próximo Sábado, dia 8 de Dezembro, cuja receita reverterá para o apoio financeiro ao Cineclube de Tavira. E em boa hora, porventura, chega o evento.
Ideia com algum tempo de gestação, veio (também) na sequência de acontecimentos que acabam por pôr em cheque a continuidade da programação e actividade regular do Cineclube.
A Câmara Municipal de Tavira é devedora de verbas ao abrigo do protocolo entre as duas instituições, verbas essas que têm um atraso de mais de um ano. A este facto, junta-se o corte da linha telefónica do Cine-Teatro António Pinheiro (extensão camarária), e a decisão unilateral que consiste em ter o Cineclube de Tavira que retirar todo o seu espólio - e são 13 anos e meio de actividade - do interior do Cine-Teatro.
É verdade que o Cine-Teatro, recordemos, é propriedade legítima da Câmara Municipal. E é igualmente verdade, que existe um protocolo entre as duas instituições, celebrado em 2006, que definiu algumas regras: linha telefónica, utilização do Cine-Teatro, e apoio financeiro onde tem cabimento, sobretudo, a remuneração e responsabilização social por três funcionários que garantem o serviço ao público daquele espaço.
Errado. Com efeitos a partir de Janeiro de 2013, o protocolo está revogado, conforme votação em reunião de Câmara e aprovado por maioria no último dia 19 de Novembro.
Assim, sete dias depois de uma carta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal de Tavira, abordando um conjunto de questões sobre pagamentos, funcionários, futuro do Cine-Teatro e existência ou não de uma estratégia para o Cineclube, a resposta tout court, em quatro linhas, é a revogação do protocolo.
Na prática, o que sai de todo este episódio é a eliminação das sessões de cinema  ao Domingo que, de resto, é desde que a Câmara Municipal adquiriu o Cine-Teatro, da responsabilidade da edilidade. O Cineclube apenas assumiu a sua programação e continuidade, sem outras contrapartidas.
A presença dos três funcionários está igualmente comprometida, e a Câmara Municipal não tem resposta para o facto, apesar de em reunião havida há meses, ter sido manifestada vontade em falar com essas três pessoas.
Claro que, com tal revogação, o Cineclube irá funcionar até Janeiro ou Fevereiro com sessões regulares - ininterruptas desde Abril de 1999 - à Quinta-Feira. A partir daí, a solução, em última análise, passa pela suspensão temporária da actividade, até que um clima mais consciente do papel de um cineclube, se venha, porventura, a instalar...
A imediata resposta a esta conjuntura, é contudo, o Leilão de Obras de Arte que acontecerá na Casa das Artes de Tavira, Rua João Vaz Corte Real, no próximo Sábado dia 8 de Dezembro, pelas 21:30h, e cujo lote pode ser consultado em http://www.cineclube-tavira.com/site/index.php?option=com_events&task=view_detail&agid=736&year=2012&month=12&day=01&Itemid=1.
Um abraço cineclubista
LG

Sem comentários: