quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Resistência Cineclubista: Leilão de Cartazes

 
Os fogos devastaram o Concelho e o Cineclube esteve debaixo de fogo. A Câmara Municipal de Tavira não fez por apoiar a organização das Mostras de Cinema de Tavira que aconteceriam em Julho e Agosto de 2012, isto é, a logística não foi acautelada, e a angariação de patrocinadores no âmbito do Verão em Tavira 2012 não foi feita, pelo que o Cineclube não teve oportunidade de organizar - a tempo - as Mostras.
A Câmara Municipal de Tavira lembrou-se - e não foi por falta de tentativas do Cineclube - do evento que tende e prova ser o mais significativo da oferta cultural de Verão em Tavira, apenas a um mês de acontecer, o que, outro remédio não houve, levou ao cancelamento das Mostras. Entre outras formas de protesto e sobrevivência do certame, resta a petição on-line contra a suspensão ad aeternum das Mostras em http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N26437 (271 signatários no momento), e espera-se que as mesmas voltem em 2013, melhores que as anteriores 12 edições.
Para os supersticiosos o número é feio, e curioso é que a edição nº 13 tenha sido a sacrificada. Caso para dizer que não se acredita em bruxas, mas que as há, isso há. Até porque misteriosamente correu um pequenino mas maldoso boato que dava conta de uma estranha razão para o cancelamento das Mostras. Dizia o boato, que felizmente travámos a tempo, que a razão de não haver Mostras prendia-se com falta de pagamento de licenças para vender bebidas no evento. É tão maldoso como ignorante o(s) autor(es) de tal rumor, e simultaneamente triste que tal boato tenha origem em elementos com responsabilidade noutra associação que se diz e se quer cultural.
Mas a vida continua, e o Cineclube de Tavira também. Ao contrário de outros, que procuram promover reuniões com a Câmara Municipal de modo a procurar absorver mais dinheiro para as suas actividades, o Cineclube procura criar formas de angariar fundos para a sua subsistência e programação de cinema de qualidade em Tavira.
No próximo Domingo, dia 12 de Agosto, pelas 21:30h, terá lugar mais um leilão de cartazes de cinema, no Cine-Teatro António Pinheiro. Neste dia teria lugar o encerramento da 8ª Mostra de Cinema Não-Europeu de Tavira, altura em que , vinte sessões de cinema depois, o evento chegaria ao fim. O Cineclube assinala a data de fim de festa com uma divertida iniciativa que pode ter vantagem para todos. Parafraseando o André Viane:
"Se gostam de Cinema, se procuram decorar a vosa casa de forma original e económica, ou se procuram o presente ideal para oferecer aos vossos familiares, namoradas ou namorados, filhos ou netos, não percam este evento".
Domingo, não à tarde como no filme de António de Macedo, mas sim à noite, o cinema comemora-se no Cine-Teatro António Pinheiro.
LG

Sem comentários: