terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fim de Festa 2010

É tempo de balanço da Mostra de Cinema Não Europeu de Tavira 2010. Enquanto escrevemos estas linhas, desmonta-se a festa no carismático local do Convento do Carmo, onde neste mês de Agosto se assistiram a 11 filmes representativos da cinematografia mundial com estreia efectuada em Portugal. Exclui-se, é claro, o Velho Continente que, à semelhança dos dez anos anteriores, teve palco exclusivo.
Apesar de ter tido uma assistência inferior à congénere europeia, a Mostra de Agosto contou com um público entusiasta que viu coincidir alguns "trunfos" da programação com outras programações estivais do Município. As caras mais conhecidas não faltaram de forma nenhuma. Quanto ao Município, a sua ausência foi total e totalmente pesarosa para a organização que faz destes eventos, com a teimosia que lhe é reconhecida, o mais importante e significativo evento cultural do chamado "Verão em Tavira".
Quem não arredou pé foi a equipa que se junta ano após ano ao tavirense de Gent. O André Viane anda satisfeito com a equipa que nos últimos anos tem acompanhado o Cineclube (o que muito nos apraz, digamos de passagem com um pedido de desculpas pela vaidade do aparte).
Um grupo que equipou de cor-de-rosa em 2010, que contou com novas e notórias aquisições, que discutiu cinema, que brincou, que riu, que bebeu e comeu, que conviveu e que aprendeu um pouco mais sobre a Sétima Arte. Uma Mostra que contou com muitos cinéfilos de palmo e meio, que contou com algumas surpresas cine-videográficas, que promoveu reencontros de amigos antigos e há muito afastados. Onde se cantaram parabéns com bolo e caipirinhas, com pipocas e cerveja, com aguardente de figo, brownies e as melhores sandes de frango do mundo, e onde até houve confissões. Mas quanto a estas, parece que é segredo. Pelo menos por enquanto...
A festa continua ano fora, todas as 5ªs feiras no Cine-Teatro António Pinheiro.
Bom Cinema!
LG

Sem comentários: