Grande Como a Humanidade Inteira.
É a expressão que nos ocorre para definir Nelson Mandela, que aos 95 anos se despediu de nós. Celebrado, homenageado, idolatrado, filmado, cantado de tantas maneiras e tantas vezes que não podemos acrescentar mais nada a uma figura como Madiba.
Podemos apenas associar-nos, com singela homenagem, ao pesar que corre o mundo inteiro, pelo desaparecimento de um homem que nasceu, viveu, lutou e morreu com a convicção de que a Liberdade e a Justiça são Os Valores que importam de facto. Um homem que, condenado politicamente a prisão perpétua, foi libertado para garantir uma África do Sul plural, onde negros e brancos seriam iguais, onde não teriam lugar sentimentos e actos de vingança, ódio, retaliações.
Um Homem que usou algo tão salutar como o desporto para garantir estes objectivos. A este respeito recordamos e recomendamos o visionamento de Invictus, de Clint Eastwood, realizado em 2009, filme em que Morgan Freeman desempenha o papel de Mandela.
E, para fechar, chamamos a atenção do filme Mandela: Long Walk to Freedom, de Justin Chadwick, produção inglesa e sul-africana, com Idris Elba no papel principal. A ante-estreia foi ontem, 5ª feira, em Londres, e chega até nós em Janeiro.
Abraços
LG
Sem comentários:
Enviar um comentário