sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Theo Angelopoulos, 1935-2012

Diz O Público que Angelopoulos "era o rosto do cinema grego, o vulto maior de uma cinematografia que permanece, para o resto da Europa, largamente desconhecida."

Ao contrário de vários outros, com Constantin Costa-Gavras à cabeça, que pertencem a um grupo de cineastas gregos em permanente "emigração nómada", como Polanski o é em relação à Polónia; Angelopoulos filmava a Grécia real, a Grécia contemporânea, ainda que por vezes a confrontasse com as suas incontornáveis raízes Clássicas.

Vencedor do Leão de Ouro em Veneza 1980 e da Palma de Ouro em Cannes 1998, Theo Angelopoulos filmava a questão do ser grego, em pequenas epopeias e odisseias que se desenrolam "dentro de um circuito frequentemente fechado", nas quais as personagens não cumprem objectivos, não chegam a lugar nenhum, utilizando com rara mestria o plano-sequência.

Continuando a parafrasear Luís Miguel Oliveira, "um dos últimos grandes estetas do plano-sequência, do plano longo e coreografado, "gramática" a que talvez não seja estranha a influência de cineastas do leste europeu". Assim sendo, em Angelopoulos pode ver-se um cinema mais oriental que ocidental, "como que exprimindo as fronteiras geográficas e culturais da Grécia".

Morreu há dois dias, perto de Atenas, vítima de atropelamento. Estava a rodar O Outro Mar...

LG


Filmografia para Cinema:

Peripeteies Me Tous Forminx, 1965

Ekpombi, 1968

Anaparastasi, 1970

Meres Tou '36, 1972

O Thiasos, 1975

Oi Kynigoi, 1977

O Megalexandros, 1980

Taxidi Sta Kythira, 1984

O Melissokomos, 1986

Topio Stin Omichli, 1988

To Meteoro Vima Tou Pelargou (O Passo Suspenso da Cegonha), 1991

To Vlema Tou Odyssea (O Olhar de Ulisses), 1995

Lumière et Compagnie, 1995

Mia Aioniotita Kai Mia Mera (A Eternidade e Um Dia), 1998

Trilogia: To Livadi Pou Dakryzei, 2004

Chacun Son Cinéma, segmento "Ce Petit Coup au Coeur Quand la Lumière s'Éteint et que le Film Commence", 2007

Mundo Invisível, segmento "Céu Inferior", 2011

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